Linha de Crochê - Qual escolher para o meu trabalho?

Vamos te ajudar a escolher a linha certa para o seu trabalho.

Quem nunca ficou com a chamada "síndrome de escolher filme no netflix" para escolher a linha de crochê que usará no próximo projeto? Realmente a variedade é tanta que é difícil escolher mesmo. Nesse post vamos esclarecer algumas coisa para você não errar nessa escolha.

Afinal de contas, dá uma olhada na variedade de linhas de crochê que temos na nossa loja, são muitas!

Como saber qual linha usar?

Vamos enumerar alguns itens a se analisar para não errar:

1 - Qual é o tipo da peça que eu vou trabalhar? É um amigurumi, cachecol, roupa ...
2 - Qual impacto de estilo quero causar na peça? É uma peça casual, de dia-a-dia, festa...?
3 - Quais pontos de crochê vou utilizar? Pontos mais simples ou pontos mais complexos?
4 - Se for seguir alguma receita, qual o material e o peso da linha de crochê que o projeto pede?



Regra Geral

Bom, uma linha de crochê é um material geralmente feito de lã, algodão ou acrílico. Ela é feita de camadas de fios torcidos juntos para formar uma corda grossa. Quanto maior a quantidade de torções no fio, maior será o TEX. E isso interfere diretamente no quão nítido ficará o ponto.

A linha de crochê tem papel fundamental no efeito que você está tentando criar, pois ela pode acentuar ou camuflar esse efeito. Por isso a primeira dica valiosa é: combine sempre a linha de crochê com o ponto de crochê que será utilizado.

Quanto mais "diferente" e extravagante for a linha, mais simples deve ser o modelo da peça e do ponto de crochê utilizados. Quando mais simples e lisa for a linha de crochê, mais textura e detalhes do modelo irão aparecer.

Como diferenciar dos pontos simples dos complexos?

Essa parte será importante para você entender os conceitos que serão passados nesse post. 

Isso não tem nada a ver com a dificuldade que você tem de fazer cada ponto, e sim com a complexidade da torção e do entrelaçamento dos fios. 

Os pontos de crochê são muitos, mas dá pra definir 4 pontos básicos: Ponto Corrente ou Correntinha, o Ponto Baixo, o Ponto Baixíssimo e o Ponto Alto. Esse pontos podemos chamar de "pontos simples". Todos os outros você pode tratar como pontos complexos, mais trabalhados.








Entendendo as Linhas de Crochê

Em linhas gerais, os fios dobrados ou torcidos são os chamados "clássicos" e sofisticados. Neles também você consegue notar a TEX maior. Para o caso de de ter que utilizar pontos mais complexos, onde você gostaria de mostrar a acentuação da forma do ponto utilize esse tipo de linha. Ela vai ajudar a ressaltar seu trabalho nos pontos complexos.

Vou te mostrar um exemplo na prática:

Repare esse Gorro Trançado feito com a Lã Mollet da Círculo de TEX = 500, em uma cor sólida.



Foi escolhido esse fio por conta dos pontos complexos e os traços torcidos na peça. Pois com uma cor sólida e fio com espessura suave e regular conseguimos ressaltar os detalhes do formato do gorro. Imaginem só se fosse um fio mais irregular (como um fio mais peludinho), mais fino, mais leve e cores mescladas. Com certeza iriam "matar" toda a nitidez dos nossos pontos, misturando-se na cor e na textura do fio.

A parte ruim de mostrar os detalhes do ponto e do formato da peça é que os erros ficam mais aparentes, portanto certifique-se a cada etapa de que todos os erros foram sanados para não perceber somente no final da peça. Abaixo segue exemplos de Linhas desse tipo:

                                          

LINHA ANNE 500

                                              

LINHA BELLA VERÃO 150G

As linhas mescladas e irregulares não são recomendadas para trabalhos complicados. Seus pontos de crochê vão ficar camuflados nas texturas e cores dos fios. Além de ficarem mais complexos devido ao fato do TEX ser menor na maioria das vezes.

Quando você escolhe esses fios você quer mostrar suas lindas texturas e cores mesclas, formando estampas. Então utilize pontos simples para valorizar exatamente o fio.

Alguns cuidados devem ser tomados para trabalhar com esses fios. O mais importante deles é: trabalhe mais lentamente para não quebrar o fio. Outra coisa a se atentar é a contagem dos pontos. Pois é fácil perder um ponto devido ao fato da linha ser irregular, mais fina e leve.

Geralmente fios assim são utilizados em peças de vestuário e cachecóis, pois eles deixam as peças mais sofisticadas, chiques e elegantes.

Vamos ao exemplo:

Nesse Poncho de Crochê Preto e Cinza foi usado o Fio Cisne Ellis




Percebe que foram utilizados pontos simples para valorizar a textura e cores do fio?

Nessa peça não é necessário fazer pontos complexos com acentuações na forma da peça. Por si só o fio faz o trabalho ficar maravilhoso, sofisticado, chique e elegante.

Exemplos de fios assim:


                                          

FIO CISNE IMPACT 200G
 

                                              

FIO CISNE MOONLIGHT MULTICOLOR 100G


Conclusão

Use essas dicas e seja livre para ousar sempre, fazer testes e aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas. Espero ter ajudado de alguma fora. Se tiver alguma experiência para contribuir, por favor conte pra nós.

Postar um comentário

0 Comentários